Festival de Presépios

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Assim como em anos anteriores, o festival de presépios atrai muitos visitantes. Em Dezembro de 2010 aconteceu no Jardim de Alah, um parque entre Ipanema e o Leblon. Foram expostos vários presépios interessantes que participaram do concurso.

Exposição e Concurso de Presépios no Rio

A exposição de presépios tamanho grande, muitos deles maiores que a escala humana, é de autoria de artistas plásticos, designers, cenógrafos, carnavlescos e artistas populares.

O presépios do concurso de 2010 estão exibidos em vários pontos da cidade, se tornando mais uma das atrações que movimentam o Rio de Janeiro durante o Natal, e sendo talvez a maior galeria de arte natalina à céu aberto no mundo.

Os participantes concorrem à um prémio, e o projeto vencedor do concurso ganhará 50 mil Reais. O vencedor será escolhido por votação popular.

Inúmeros presépios estão expostos no Jardim de Alah, um parque e praça arborizada que margeia um canal que liga a Lagoa Rodrigo de Freitas, estando exatamente na divisa entre os bairros de Ipanema e Leblon.

A visitação pode ser durante o dia ou de noite, quando então os presépios são iluminados, proporcionando efeitos ou dando uma visão um tanto diferente da vista durante o dia.

Presépios e Cenas da Natividade Tropicalizadas

Abaixo fotos do presépios expostos no Jardim de Alah, no festival de presépios de 2010. Os presépios apresentam releituras da cena da natividade, em muitos casos transladadas para ambientes locais. Os métodos de produção dos presépios, assim como suas inspirações e formas de expressão artistica são os mais variados.

Presépio de Papier Maché

Presépio em tamanho grande, com bonecos aparentemente feito em papier maché onde aparecem os Reis Magos, José, Maria e Menino Jesus na mangedoura. Ao lado um Papai Noel reverencia e leva um presente também. O nome deste presépio é "Para Acreditarmos em Dias Melhores", de autoria de Jorge Abreu.

Presépio em tamanho grande com bonecos em papier maché

Presépio ao ar livre com bonecos em tamanho natural, feito em papier maché

Presépio ao ar livre em tamanho grande feito em papier maché

Presépio alegórico em papier maché, exposto ao ar livre

Acima outras fotos do presépio ao ar livre, no Jardim de Alah, entitulado "Para acreditarmos em dias melhores", feito com bonecos grandes, em papier maché e também usando tecidos.

Presépio Estilizado Feito com Jornal

Presépio estilizado com peças em tamanho grande feito artesanalmente com jornal.

Presépio estilizado com peças em tamanho grande feito com jornal

Todas as peças foram feitas e moldados a partir de colagem de inúmeros pedaços de jornal dobrados e colados com resina. O nome deste presépio é "Imprensa da Esperança" de autoria de Pingo. Cada presépio teve um patrocinador e concorre à um prémio. A iluminação propicia uma diferente efeito se visto à noite.

Presépio | Alegoria na Favela

Releitura de um Presépio Natalino utilizando como tema personagens dos morros e escolas de samba cariocas.

Releitura de um Presépio Natalino tendo como tema personagens comuns do cotidiano carioca

A cena da mangedoura foi transladada para um barraco modesto típico do morros e favelas, com uma pequena televisão e alguns apetrechos. José e Maria vestidos com roupas que carregam as cores da escola de samba Mangueira assim como o personagem que representa o Menino Jesus. No lugar dos 3 Reis Magos, de um lado 3 baianas trazem quitutes, e do outro 3 sambistas tocam instrumentos típicos do samba. De frente à cena, ao invés de animais como o burrinho, aparecem dois pequenos cachorros viralatas. O nome deste presépio é "Neste Natal que ele nasça em todos os lares". A autoria desta interessante releitura de presépio é de Clébio Freire, Francisco Carlos, Domingues Murta, Bill Lenon de Oliveira e Cláudio dos Santos Veiga.

Presépio | Cena da Natividade Alude a Feirantes

O presépio chamado "O Ato da Feira", feito em tamanho natural, é uma interessante interpretação da cena da natividade transladada para um ambiente típico do povo comum do Rio de Janeiro. Passe o mouse para alternar as fotos e ver com mais detalhes.

Presépio em tamanho natural, com representação da cena da natividade transladada para uma barraca de feira

A cena foi montada em um barraca que simula uma feira livre estilizada, tendo José e Mario como feirantes o Menino Jesus ao centro. A cenas é cercada de componentes típicos de uma feira livre, tendo muitas frutas e verduras em caixotes e bancadas. Do lado direito, três viajantes com malas nas mãos se aproximam representando os Reis Magos. À frente uma mulher com sacolas de compras também se aproxima, com também um menino sobre uma bicicleta. Ao lado da mulher uma ovelha estilizada, feita aparentemente de material reciclado. A autoria deste interessante e criativo presépio é de Fatima Léo e Elze Maria.

(2) Acima, vista em detalhes da releitura de presépio de natal, entitulada "O Auto da Feira", onde da cena da natividade é representada num ambiente de feira livre carioca. Muitas peças que cercam a cena parecem ter sido criadas artesanalmente. As vestes dos personagens parecem um misto aplicação artesanal com tecidos comprados. Os bonecos em tamanho natural que representam os personagens do presépio parecem ser maniquins reaproveitados e trabalhos para a cena.

Presépios em Madeira Recortada

Ambos parecem feitos de madeira recortada e pintados.

Presépio em tamanho grande, feito com madeira recortada e pintado em estilo art naif

Na foto acima aparece do lado direito um presépio chamado "Natal de Jesus". Ao lado um pinguim com gorro de de Papai Noel e mais ao fundo um trenó de natal em tamanho grande. A decoração natalina e o verde do parque preenchem o restante da cena.

Presépio em silhueta em madeira recortada em tamanho natural

Na imagem acima, do lado direito o presépio chamado "Aconchego" de autoria de Heloisa Gilson e do lado direito mais ao fundo o presépio chamado "Natal de Jesus. Ambos parecem feitos de madeira recortada. O que se encontra mais à frente é representado em forma de silhueta sem pintura e o que se encontra mais ao fundo é representado pintado em côress tons pasteis, aparentemente em estilo art naif.

Presépio | Estilo Cartoon

Este presépio interpreta a cena da natividade mesclada cenários do Rio de Janeiro com um traço em estilo "cartoon".

Presépio de Natal ao ar livre em estilo cartoon com simbolos do tempos atuais do Rio de Janeiro

Este presépio interpreta a cena da natividade mesclada cenários do Rio de Janeiro com um traço em estilo "cartoon". Aparecem na cenas personagens recortados em madeira e pintados de forma multicolorida e com cores fortes. Simbolos do Rio também aparecem recortados em madeira, como as barcas que ligam á Niteroi, o Maracanã, Arcos da Lapa, Corcovados, Morros e Favelas. À frente do presépio também duas ovelhas e um burro também recortado em chapa de madeira. Este presépio foi entitulado "Paz e Natureza, que toda a esperança de hoje floresça no futuro" de autoria de Diego Russo.

(2) Acima o presépio entitulado "Paz e Natureza, que toda a esperança de hoje floresça no futuro" de autoria de Diego Russo, visto de outro angulo, onde a imaginação fantasiosa do artista criou uma diferente interpretação dos presépios de natal, neste caso utilizando como tema personagens e simbolos da vida carioca.

Presépio Gigante em Papier Machê

presépio em tamanho gigante, feito aparentemente em papier maché

Presépio de Natal ao ar livre, em tamanho gigante, em papier maché

Este presépio em tamanho gigante, feito aparentemente em papier maché, entitulado "Fulgência" de autoria de Davi, e um dos que mais chamam a atenção e impressionam. A cena realmente causa impacto e convida a caminhar por entre os grande bonecos, inspirados em pessoas comuns do povo e também com feições rudes. Certamente um leitura da cena da natividade que causa impacto, onde o artista aparentemente depositou muita franqueza e emoção. E certamente conseguiu seu objetivo de convidar os visitantes a sentir-se como parte da cena de natalina.

Presépio Feito com Folhas de Metal

Presépio feito com artesanato e esculturas moldadas com chapas metálicas e latão.

Presépio feito com artesanato e esculturas moldadas com chapas metálicas

Entre é presépio estilizado, feio por um artista que trabalha com chapas de melta e esculturas feitas junções de materiais metálicos. Nota-se que se trata de um trabalho de um trabalho com bastante valor artísticio agregado.

Presépio de Moldado ou Esculpido em Tamanho Natural

moldagem ou escultura das peças em tamanho natural aparentemente em argila ou outro material apropriado para modelagem.

Peças de presépio de natal esculpidas em tamanho grande

Outro presépio que chama a atenção pelo nível de moldagem ou escultura das peças em tamanho natural, tendo caracteristicas de artista com cultura erudita e acadêmica. O nome da cena de présepio é "Natal de Amor e Paz" de autoria de Marlene Montiello. As peças tem representação ao mesmo tempo realísitca quanto à forma, mas o artista deixou sua marca na representação dos sentimentos e gestos.

Presépio em Talha ou Madeira Talhada

Peças de presépio em tamanho grande esculpidas em madeira ou talha, trabalho também chamado de entalhadura em madeira.

Peças de presépio em tamanho grande esculpidas artesanalmente em madeira | talha

Esta montagem de presépio com peças talhadas em madeira foi entitulada "Menino Deus" e tem como autor E. Nardaci. Observe que se trata de um trabalho artísitico de alto nível, tendo as peças individualmente bastante valor artistico agregado. Cada peças parece ter sido inteiramente esculpida em uma só peça de madeira, e impossível dizer que o autor de tais peças está de parabens, não somente pela técnica de escultura e talha em madeira, mas também por sua criatividade e estilo de criação das peças.

Se gostou, recomende: