Rio de Janeiro AquiRio de Janeiro Aqui

Maquete de Jerusalém

Vista da Maquete de Jerusalém em exposição permanente no Rio de Janeiro

Uma réplica da cidade de Jerusalém está em exposição permanente no Rio de Janeiro, aberta à visitação pública no Centro Cultural Jerusalém, perto do Shopping Nova América.

A maquete pemite ver de perto como era a Terra Santa na época do Segundo Templo.

A Cidade da Terra Santa em miniatura

Através da enorme miniatura da cidade podemos ter uma perfeita compreensão de como era a vida e os costumes naquele tempo, que foi palco para os grandes acontecimentos narrados nos livros sagrados, livros estes que contam a história da humanidade para os fiéis.

A maquete esta instalada em uma enorme área coberta, onde é possivel ver com riqueza de detalhes as diversas áreas da cidade, circulando ao redor ou através de uma rampa que possibilita ver a réplica de cima.

A maquete é a segunda maior do mundo, existindo somente uma outra de tamanho semelhante em um hotel no oriente médio, o hotel Holyland de Jerusalém.

Abaixo do lado esquerdo, vemos a entrada do CCJ ou Centro Cultural Jerusalém onde está instalada a maquete. A beleza e esmero da construção impressiona e chama atenção.

No local existe também Cafeteria e Loja de Souvenirs

Entrada do Centro Cultural JerusalémAmpla vista da enorme maquete de Jerusalém

Na foto do lado direito, vemos a enorme maquete, que pode ser contemplada de vários angulos ao caminhar ao redor da mesma. Pode se caminhar ao redor ao nivel do chão, como também pode ser vista através de um patamar superior que a contorna propriciando ampla visão superior da mesma.

Através dos "totens multimídia", são realçadas as diversas muralhas da cidade e seus acréscimos ao longo dos anos, os diversos bairros e áreas onde existia extratificação social, monumentos e construções como a Esplanada do Templo, A Fortaleza Antonia, A Cidade Antiga, o Hipódromo, o Palácio de Herodes, o Tanque de Siloé, o Morro do Calvário onde Jesus foi crucificado, entre outros importantes locais.

Existe também "leds" ou pequenas luzes que se acendem ao redor de algumas réplicas de construções para realçar as explicações.

Um efeito de iluminação também é utilizado para simular Jerusalém vista de dia e de noite. Sob o teto do local onde fica exposta a maque, existe existe um enorme painel de "leds" (pequenas luzes) que simulam o céu de Jerusalem. Portanto, quando as luzes são apagadas tensiona-se simular a visão noturna da cidade, numa noite de céu estrelado. Em muitas casas e construções, existem também pequenas luzes internas, simulando as lanternas acesas de seus habitantes.

Abaixo algumas fotos que mostram algumas partes e réplicas de construções da Cidade de Jerusalém na antiguidade.

Maquete do Hipódromo da cidade de JerusalemMaquete do palácio do governador romano em Jerusalém na antiguidade

A maquete do hipódromo da Cidade de Jerusalém é vista acima. Uma belissima reprodução da arquitetura daquele tempo. Muitas outras e diversas construções também estão representadas, assim como as diversas partes da cidade, que foram sendo acrescentadas com o crescimento da mesma.

Jardins internos do palácio de HerodesDo lado direito, a réplica do palácio do Rei, aliado dos romanos, que era cercado por muralhas, mesmo estando dentro de outras muralhas que delimitavam a cidade. Através da reconstituição da cidade, pode-se notar como era grande a preocupação dos tiranos e governantes, não somente com a segurança interna como externa.

A maquete mostra com detalhes todos os elementos da arquitetura do palácio, como paredes de pedras, janelas, colunatas, telhados, jardins internos e chafariz.

Arquitetura, História, Hábitos e Costumes da Cidade

Mesmo para as pessoas que não tem conexões religiões, a visita é instrutiva para compreender parte da história da huminadade, e entender como era a arquitetura e vida naquele tempo. Jerusalém foi declarada Patrimônio Mundial da Humanidade em 1981.

Para quem aprecia arquitetura e maquetes é também muito interessante. Todas as construções e monumentos, desde palácios às casas mais simples daquela época foram muito bem reproduzidos com riqueza de detalhes. Como não é possivel citar todos, cita-se aqui o Segundo Templo, que segundo a história foi destruído no ano 70 d.C a mando do imperador romando Titus Flavius, quando este ainda era general. A visita para os ohos mais observadores, é também uma aula sobre a arquitetura daquele tempo.

Visitas Guiadas

O Centro Cultural também dispõe de guias treinados e dedicados que explicam passo à passo aos grupos de visitantes os diversos pontos da história da cidade e suas respectivas construções.

Como ir ou como chegar lá

Endereço Centro Cultural Jerusalém: Av. Dom Hélder Cámara, 4242 - Anexo (antiga Av. Suburbana)

Para quem vai de Metrô, basta descer na estação Del Castilho, a mesma que dá acesso ao Shopping Nova América e se dirigir à saída oposta. E preciso caminhar um pouco até chegar ao local, mas a distância não é grande. Um bilhete para a visita é adquirido no local.
Veja mais informações e detalhes visite o Site Oficial do Centro Cultural: www.centroculturaljerusalem.com.br/

Medidas da Maquete

A maquete tem 730 metros quadros (o equivalente à aproximadamente uma área de 27 x 27 metros de cada lado) e reproduz com riqueza de detalhes a arquitetura e o terreno (com declives e morros) da capital de Israel na época do 2º Templo.

Esta maquete, que fica exposta no Rio, foi criada por iniciativa dos Bispos da Igreja Universal do Reino de Deus, Marcelo Crivela e Edir Macedo.