Rio de Janeiro AquiRio de Janeiro Aqui

Árvore de Natal Lagoa Rodrigo de Freitas 2018

Ilustração de Natal | Ao fundo árvore de natal da lagoa

A árvore de Natal da Lagoa Rodrigues de Freitas estará de volta no Rio de Janeiro em 2018, tendo um novo patrocinador.

A festa de inauguração da grande árvore de natal da Lagoa não ocorreu no ano passado, pois o antigo patrocinador que durante 19 anos proporcionou os eventos e a sua construção desistiu de continuar com este empreendimento com fins de propagandas. Deste modo foram canceladas a queima de fogos e shows de música com cantores famosos. Abaixo nesta página o relato de eventos anteriores, enquanto aguardamos o evento de 2018.

Festa na inauguração da árvore de natal com queima de fogos e shows de música

A árvore de Natal da Lagoa já se tornou uma tradição, e a festa de inauguração atrai milhares de pessoas. A cada ano que passa seus organizadores a fazem maior, já tendo atingido uma altura de 85 metros, equivalente à altura de um prédio de 28 andares.

Geralmente a árvore e inaugurada com uma grande festa, envolvendo shows de música, espetáculo de luzes e água e também queima de fogos. Mais detalhes no site oficial da árvore de natal da lagoa que pertence ao seu patrocinador.

Como chegar na Lagoa para ver árvore de natal

A árvore pode ser vista de várias partes do contorno da Lagoa Rodrigo de Freitas. Como ela pode ser deslocada, dependendo da época de sua visita, ela pode estar mais próxima de alguma margem da Lágoa.

Entretanto a Árvore de Natal flutuante e a Lagoa Rodrigo de Freitas à noite formam um belo cenário bonito de se ver de qualquer angulo. Se for de carro ou taxi basta circular a Lagoa e escolher o melhor local.

Visitação e o Que Existe no Local

A Lagora Rodrigo de Freitas por sí só é um belo cenário, e com a árvore de natal se torna uma atração especial. A inauguração é uma festa e muitas pessoas comparecem neste dia para ver além da árvore os shows e espetáculos apresentados. Mas a visitação é constante durante o tempo que a árvore fica exposta, com muitas pessoas indo às margens da Lagoa para contemplar as luzes da árvore.

Árvore de Natal da Lago Rodrigo de Freitas no Rio de JaneiroAlém da motivação de ver a árvore, muitas pessoas aproveitam a visita ao local para andar um pouco e tomar uma brisa no verão do Rio, caminhando um pouco às margens da lagoa.

No local onde existe maior presença de assistentes existem pipoqueiros e vendedores de cachorro quente ou sanduiches com refrigerantes.

Ao redor da Lagoa, também existem excelentes restaurantes, para quem deseja jantar no local.

Os locais de maior movimento parecem seguros e policiados. Mas é bom atentar para o fato de não ir para áreas isoladas ou escuras.

A árvore é montada sobre balsa e fica no centro da lagoa, mas pode ser deslocada durante o tempo que fica em exibição. De acordo com um cronograma, ela é posicionada em diferentes pontos da lagoa.

Recordes e Curiosidades

No Guiness Book consta que é a maior árvore de Natal flutuante do mundo. A árvore já chegou à altura de 85 metros e pesa 530 toneladas.

Os organizadores consideram que a festa é um dos maiores eventos da cidade. A árvore é patrocínada e organizada pera Bradesco Seguros e Previdência.

À cada natas novos acréscimos e novidades aparecem. No ano de 2009 a árvore foi aumentada em 3 metros chegando à uma altura monumental de 85 metros, marcando uma diferença de 37 metros a mais que a altura do primeiro ano em que foi montada, em 1996.

Em 2009 o espetáculo contou com concerto da Orquestra Sinfônica Brasileira, sob regência de Marcos Arakaki, e acompanhamento do Coral da Fundação Bradesco. Artistas renomados e conhecidos se apresentaram como Ivan Lins, Fafá de Belém, Marcos e Paulo Cesar Valle.

Uma queima de fogos ao final da apresentação brindou os presentes como um prelúdio para o que viria a seguir. O grande final ficou por conta do espetáculo de luzes e água da inauguração da árvore de Natal.

Cronograma e Movimentação da Árvore na Lagoa

A árvore é instalada sobre uma grande balsa, e podendo ser deslocada pela Lagoa. De tempos em tempos, sua posição pode ser deslocada segundo um cronograma previamente estipulado. Suas principais posições em função dos deslocamentos previstos são nas proximidades do Parque do Cantagalo, perto da Curva do Calombo, e perto do parque dos Patins. Geralmente a arvóre fica na Lagoa até o final da primeira semana de janeiro, por volta do dia 6.

Cenas Fantasiosas da Árvore de Natal da Lagoa

Abaixo, representações fantasiosas e artísticas da Árvore de Natal da Lagoa. Na verdade são fotos artisticamente trabalhadas com efeitos gráficos especiais e inserção de simbolos do Natalinos, como a imagem de Papai Noel e seu trenó.

Árvore de Natal da Lagoa com Papai Noel de trenóImagem artisticamente trabalhada com inserção do trenó de Papai Noel

Na imagem do lado esquerdo, foto ilustrada com Papai Noel de trenó puxado pelas renas típicas das partes boreais da Europa. A foto foi artisticamente trabalhada para dar um aspecto mais fantasioso.

A foto da árvore de Natal da Lagoa mostrada do lado direito, foi também elaborada com inserção do trenó de Papai Noel e recursos e edição especiais. Nesta fotos a mesclagem de realidade com a fantasia, cria imagens natalinas fantasiosa no cenário do Rio de Janeiro.

Arvore de Natal da Lagoa Transformada em Cartão de Natal

Para ver as imagens abaixo em tamanho ampliado, clique sobre as mesmas.

Cartão de Natal 1

Cartão de Natal 2

Cartão de Natal 3

Cartão de Natal 4

Cartão de Natal 5

Cartão de Natal 6

Acima, uma série de seis imagens da árvore de natal editadas artisticamente em forma de cartão de natal.