Decoração de Natal

Decoração natalina

Em época de Natal o comércio das ruas e dos shoppings centers geralmente apresentam decorações com cenários fantasiosos e criativos sobre temas natalinos. Trenós e casas do Papai Noel, assim como presépios são vistos em vários pontos da cidade.

O Natal nas Ruas e Shopping Centers do Rio

Abaixo fotos de decoração, arranjos, exposições e cenas temáticas de Natal vistas nas ruas, vitrines de lojas e shopping centers do Rio de Janeiro. As montagens e cenas decorativas são feitas com esmero e se tornam atração nas vitrinas e alas de shopping centers na época de final de ano. Algumas exposições natalinas permitem interação com os visitantes, com pequenos caminhos por onde pode-se passar, pequenas cabanas para entrar.

Cenas com Bonecos de Neve, Papai Noel e Luzes

Geralmente imitação de neve, bonecos de neve e figuras do Papai Noel são elementos figurantes e presentes em cenas decorativas de natal. Na decocração de natal do Shopping Rio Sul, feita em 2010, chamou atenção o boneco de um pinguim com um gorro e cachecol que substituía o tradicional boneco de neve como mostrado na foto abaixo do lado esquerdo. Nesta mesma foto, vemos uma partes de arvorés de natal feitas de pinheiros decorados com flocos de neve e bolas de natal multicoloridas, mas predominantemente vermelhas e espelhadas. Inúmeros pacotes de presentes estão dispostos e espalhados sobre o material que representa a neve que cobre todo chão. Um um pequno iglú com iluminação interna também enriquece a cena como também a distingue, tornando-a impar e criativa. Sem dúvida é uma decoração que chama a atenção por sua originalidade fantasiosa e beleza da cena.

Decocração de natal no Shopping Rio SulDecoração de natal com papai noel, pinheiros com luzes piscando, neve e presentes

Na decoração de natal mostrado do lado direito, na foto acima, vemos a cena descrita anteriormente, porém vista de outro ângulo. Nesta foto aparece o boneco de papai noel, em meio a pinheiros e com efeitos de luzes piscando. Sobre o chão representado coberto de neve, aparece um pequeno trenó carregado de presentes diante diante da figura do "bom velhinho". Do lado esquerdo da foto em questão, aparece um pinguim esquiando trajado com um gorro e cachecol, o que dá um toque especial à cena.

Bolas espelhadas de natal, velas, luzes piscando, e presentes compõem a cena de enfeites natalinosDecoração e exposição de natal em shopping center, com papai noel, pinheiros, luzes e presentes

Na foto acima, aparece a decoração natalina, feita no interior de uma cabana de madeira sobre a neve, certamente a casa do Papai Noel, parte integrante da grande decoração de natal do Rio Sul de 2010. Na foto, aparecem bolas espelhadas de natal, velas, luzes de led e luzes pequenas piscando. Inúmeros presentes compõem a cena de enfeites natalinos, exposta com bom gosto e esmero se tornando uma das atrações de fim de ano no Shopping Rio Sul.

Estes enfeites e ornamentos que fazem parte da decoração como um todo, incluindo a cabana de madeira que representa a casa do Papai Noel, foi montada juntamente com outras peças perto de uma das escadas principais no interior do shopping.

Grandes Árvores de Natal de Pinheirinho e de Luzes de Led

Imensas árvores de natal se tornam pontos altos e vistos à distância por quem passa, chamando os que passeiam pelo shopping center para ver as cenas da decoração.

Sem dúvida se trata de uma inteligente estratégia estética e ao mesmo tempo funcional. Estéticamente falando preenche os grandes espaços no sentido vertical, principalmente fazendo com que a decoração transpasse de um pavimento para outro, através de grandes vãos próximos de escadas. Sob o ponto de vista "funcional", desempenham a função de atrair os passantes para ver a grande decoração de perto e em detalhes. As fotos abaixo mostram o ambiente e peças decorativas como um todo.

Fantasiosa e esmerada decoração de natal no shopping centerÁrvore de natal gigante  e decoração de natal de shopping center

Acima as fotos que mostram a decoração e exposição de natal no shopping center Rio Sul em 2010. Caminhos sinuosos sobre o piso repesentado com neve, convidam os visitantes a caminhar entre os pinheiros iluminados e entrarem na cabana de Papai Noel.

A árvore de natal gigante se destaca na decoração de natal do shopping center e se torna um dos pontos mais destacantes, vistos por quem passa pela exposição natalina, pois pode ser observada de vários angulos e de vários níveis do shopping. Inúmeras luzes de led cintilam e descem pelo vão entre as escadas e abrilhantam a cena vindas do topo da árvore.

Visitantes Interagem com a Decoração e Cena Natalina

Decoração natalina com caminhos internosNo primeiro piso do shopping a fantasiosa decoração de natal induz o visitante a caminhar entre as peças e componentes, tornando-se um figurante da cena e interagindo com a mesma, podendo aprecia-la também internamente, de vários ângulos e em sua riqueza de detalhes.

Um caminho com tapete vermelho estendido sobre a falsa neve e cercado por gradis e corrimões vermelhos, convida a caminhar sobre o mesmo, e leva à uma cabana decorada com presentes e peças natalinas. De ambos os lados do caminho delmitado pelas cercas vermelhas alguns pinheiros com folhagem verde foram decorados luzes cintilantes, flocos de neve e bolas multicoloridas de árvores de natal. Inúmeras e chamativas caixas de presentes espalhados pelo chão ilustram e dão vida à cena.

Ao fundo de ambas as fotos mostradas acima e abaixo, aparece também um boneco em tamanho natural de Papai Noel ou o boneco de neve substituído criativamente pela imagem do pinguim com gorro de natal.

Árvore de natal gigante  e decoração de natal de shopping center

Acima, cenas da decoração do shopping. Passe o mouse sobre a imagem para alternar entre as duas fotos ampliadas.

A primeira foto que aparece, mostra a cabana do Papai Noel, feita em madeira, e ricamente enfeitada com guirlandas e demais enfeites natalinos. A foto que se alterna, também mostra a imensa árvora de natal feita de piheiro decorado e a mais alta feita com luzes de lede, que se dependuram e se projetam por uma espécie de átrio do shopping center.

Se gostou, recomende: