Pedra e Praia do Arpoador

Panorâma da Pedra do Arpoador com o mar e algumas ilhas ao fundo

A Pedra e Praia do Arpoador é um pequeno e movimentado trecho de areia que situa-se entre uma pequena península de rocha onde fica o Forte de Copacabana e a parte inicial da Praia de Ipanema.

O local é famoso por causa da da bela vista do oceano e algumas ilhas, e também pela vista da praia de Ipanema e praia do Leblon, tendo como fundo deste cenário, atrás do Leblon, o Morro Dois Irmãos e Pedra da Gávea.

Famoso também pela praia que leva este nome, muito frequentada por surfistas, e com muitas histórias lendárias sobre o local desde os anos 60 e 70, da juventude de classe média (média e alta burguesia) que vivía à beira mar, procurava a liberdade e amor livre.

A praia do Arpoador, na verdade, é o início da faixa de areia da Praia de Ipanema, ou seja, o trecho entre a Pedra do Arpoador e alguns 500 metros que se seguem adiante em direção à Ipanema.

Caminhando sobre a Rocha

O fato de caminhar sobre a grande rocha, com alguns trechos ingremes e acidentados, cercada de mar, por sí só, já é um espetáculo. Nos ultimos tempos, foram acrescentadas alguns pequenos caminhos cementados.

Uma pena em minha opinião esta interferência, pois acho que a pedra deveria ser mantida intocada e em sua forma rustica, como a natureza ao mundo apresentou.

Forte de Copacabana e Pedra do Arpoador

Acima, foto tirada de cima do Pão de Açucar, onde se vê a praia de Copacabana, e ao final o Forte de Copacabana e depois a Pedra do Arpoador.

O Arpoador e as Baleias

Situação da Pedra do Arpoador O nome Arpoador vem de tempos passados quando existiam baleias frequentando as costas do Rio de Janeiro e também a Baía de Guanabara. Credita-se o nome Arpoador ao fato de, neste tempo passado, ser possivel apoar baleias nas proximadades da costa, e provavelmente daquele local. Click aqui para ler mais sobre as baleias em águas do Rio de Janeiro.

A Praia do Diabo

Do outro lado da Pedra Arpoador, entre a mesma e a penínisula de rocha onde fica o Forte de Copacabana, fica a Praia do Diabo, que carrega este nome porque quando o mar está virado e de ressaca, se torna muito violente e bravio naquela pequena praia, se tornando um local perigoso. Na verdade, quando o mar está de ressaca, na faixa de areia da praia do Arpoador também ocorrem ondas muito altas, e ocasionalmente chegam a acarretar danos nas calçadas dos prédios.

Através da imagem ao lado, pode-se ver a localização das praias, a pequena peninsula de pedra do Forte de Copacabana e a rocha que é chamada Pedra do Arpoador

Paque Garota de Ipanema

Em frente à praia do Arpoador, entremeado entre os prédios que circundam a praia, existe uma praça e um parque, chamado "Garota de Ipanema". É também um local de lazer, com áreas planas, e também uma parte com pequena reserva ecológica, onde se pode subir em um morro um tanto ingreme com densa vegetação.

Acontecimentos Marcantes | Show de Música e Circo Voador

A região da Pedra do Arpoador e Parque Garota de Ipanema, foi local de alguns acontecimentos marcantes com relação à shows de música ao ar livre nos ultimos 30 anos.

Por lá já se apresentaram vários artistas para uma grande platéia em trajes de praia e vinda da praia, como Wagner Mautner com seu violino nos anos 80, e entre outros Carlos Lira, um dos grandes expoentes da Bossa Nova.

O Circo Voador, que foi um projeto cultural ou um legado ou um vôo mais ousado dos ex-integrantes do lendário grupo teatral Asdrubal Trouxe o Trombone teve sua primeira instalação no Circo Voador. Depois de lá permanecer por algum tempo num verão, o Circo Voador levantou voou e aterrisou ao lado dos Arcos da Lapa, ficando lá por muitos anos, onde os expoentes do Rock Nacional dos anos 80 lá se apresentaram, com Barão Vermelho, Legião Urbana, e até a velha guarda do Rock como o Made in Brasil.

O Circo Voador era digido principalmente pelo ator Perfeito Fortuna, que juntamente com Regina Casé, Luis Fernando Guimarães, Evando Mesquita e outros que fizeram parte do grupo "Asdrubal Trouxe o Trombone". Este que aqui escreve este artigo, viu este grupo atuar na peça "Trate-me Leão", por volta de 1976 no Teatro Dulcina, se não me falha a memória

Pedra e Praia do ArpoadorFoto tirada da Pedra do Apoardor onde se vê Ipanema, Leblon e o morro dois irmãos

Na foto acima, à esquerda, a Pedra e Praia do Arpoador. Acima do lado direito, foto tirada da Pedra do Apoardor durante o por do sol, onde se vê Ipanema e Leblon. Ao fundo, o morro Dois Irmãos (duas montanhas pontudas e juntas) e mais atrás, a Pedra da Gávea, que possui uma forma de platô achatado. Veja também um curto e rápido vídeo do pôr do sol visto do Arpoador.

Foto tirada da Pedra do Arpoador olhando para o lado do Forte de CopacabanaPedra do Arpoador vista do Forte de Copacabana

A foto acima, do lado esquerdo também foi tirada de cima da Pedra do Arpoador, mas olhando para o lado do Forte de Copacabana. Aqui aparece um trecho da Praia do Diabo que vem antes dos rochedos do nos quais está o forte. Depois desta pequena península de pedras, vem a seguir a praia de Copacabana. Nesta foto, aparece ao fundo o Pão de Açucar, a montanha que mais se destaca pela altura.

A foto acima do lado direito, foi tirada de um pátio sobre o Forte de Copacabana. Emm primeiro plano bem no canto direito inferior vê-se uma mureta do Forte, e depois as belissimas formações rochosas, de um lado esculpidas pelas ondas do mar e sobre as mesmas, na parte mais superior um "tapete" verde de vergetação rasteira. A bruma do mar compõe a foto, e mais ao fundo a Pedra do Arpoador. Mais à direita, além do que aparece nesta foto, existe uns edifícios de apartamentos, que para meu gosto não contribuem para a beleza deste cenário natural. Por isto, este foram evitados neste angulo escolhido para a foto. Mas em outros fotos desta página, é possivel ver os prédios.

Pedra do Arpoador vista do lado do Forte de Copacabana

Acima, a Pedra do Arpoador vista do lado do Forte de Copacabana. Nesta foto a pedra aparece em close (foi utilizado zoom). Pode-se notar que inúmeras pessoas estão sobre a rocha contemplando o mar ou pescando. Do lado direito da pedra, vê-se um pequeno trecho de faixa de areia, sendo esta a Praia do Diabo.

Se gostou, recomende: