Móveis Artesanais em Feiras de Arte

Móveis artesanais | Ilustração artística

Ao caminhar por feiras de artes e artesanato, como a feira de Ipanema pode-se ver alguns móveis artesanais à venda. Na feira de São Cristovão também são encontradas algumas peças de mobiliario de produção artesanal como redes e cadeiras supensas.

Anúncio:

Móveis Artesanais | Alguns Destaques

Impossível citar tudo que se vê ao caminhar por uma interessante e ampla feira de artes e artesanato, e após uma caminhada em um domingo à tarde, fica aqui anotado o que mais chamou atenção naquele dia em termos de móveis e objetos artesanais.

A maior parte dos objetos artesanais à venda encontrados na feira de Ipanema não tem à ver com mobiliário, mas entre as atraçoes para ver e comprar, quem visita irá notar que existem algumas boas e interessantes peças de mobiliário, como mesas, cadeiras e poltronas artesanais em exibição para venda.

Geralmente são feitas em madeira e couro, ou também com renda. De um modo geral estes móveis são do tipo informais, para ambientes descontraidos, como varandas e salas de estar para quem prioriza conforto e informalidade.

Entre o que chama a atenção enumera-se aqui algumas cadeiras de braços e poltronas como também uma cadeira de balanço suspensa. Aqui é mostrada também uma cadeira vista na feira de São Cristóvão.

Cadeira Balanço Suspensa

Entre os utensílios e móveis artesanais que se destacam na feira de Ipanema está um tipo de cadeira de balanço suspensa, feita em renda e com cordas de rede. A cadeira estava exposta e a venda em um estande dedicado à redes, cadeiras, tapetes e almofadas artesanais feitas em renda.

cadeira suspensa artesanal feita em rendaPoltrona de balanço e suspensa feita de renda

Na foto vista ao lado, mais à esquerda, dá para notar que no estande existe uma grande variedade de artigos de renda em exposição. Os artistas artesãos e proprietários da barraca de venda ou estande em questão são membros participantes da feira. Produzem também os trabalhos em renda citados anteriormente.

De acordo como vemos na foto, se trata de uma cadeira feita com cordas de rede e com enfeites em renda, também típicos de redes de balanço e de dormir. Segundo o proprietário do ponto de venda, ele oferece modelos coloridos também.

A cadeira possui assento e enconsto com um estofamento e fica totalmente suspensa por cordas de rede, cordas estas presas acima da cabeça de quem senta, por uma barra de madeira. A barra de madeira, por sua vez, é presa em cada uma de suas estremidades, também por muitos cordões de redes, que se unem mais acima formando um laço, para que seja dependerado no por um gancho metálico fixado ao teto ou em alguma viga.

O gancho de fixação, como aparece na foto, é de aço, e possui, possui uma ponta em forma de parafuso para ser atarrachada em uma bucha, que é fixada em um furo no teto ou viga de fixação, feito com furadeira. Clique para ver detalhe do gancho.

Geralmente, onde se vende este tipo de cadeira de balanço em renda, são encontradas também as redes de balanço artesanais de renda para descanço ou mesmo dormir. Tanto este tipo de cadeira, como redes de dormir ou descanço, também são encontrado em lojas de rendas e estandes de artesanatos, inclusive em estandes-lojas da Feira de São Cristóvão. A cadeira ou poltrona de balanço mostrada na foto acima, do lado direito, estava exposta para venda na feira de São Cristóvão, e possui o mesmo sitema de supensão da cadeira mostrada na foto da esquerda.

Poltrona em Madeira e Couro

A predominância de barracas e pontos de venda na feira se concentra em pequenos objetos decorativos e utensílios, bem como em exposições de quadros de artistas plásticos, onde os pintores expõem seus trabalhos em determinados locais da feira.

Poltrona em Madeira e Couro exposta na feira de IpanemaMas existem algumas barracas, onde alguns expõem móveis artesanais como mesas de varanda e jardim, arcas e até pequenos armários. Entre os que expõem móveis artesanais para vendas, destacam-se algumas interessantes cadeiras de braço que poderiam ser chamadas também de poltronas de madeira e couro. Geralmente a estrutura da cadeira com seus pés, apoio para os braços e fixadores do encosto é feita de madeira de boa qualidade, e o assento assim como o encosto de couro. Este tipo de cadeira é muito apreciada por quem procura móveis práticos, informais e funcionais, que se adequam bem à salas descontraidas mas de bom gosto.

Geralmente neste setor de móveis, são encontrados também "puffs" de couro, ou seja, uma espécie de poltrona almofado bastante confortável para ambientes de estas.

Na foto ao lado são vistas duas poltronas expostas por artesãos de primeira qualidade na feira de Ipanema. Pode-se notar que as duas cadeiras de braços são iguais, se diferindo apenas quanto às textura de cores dos assentos e encostos. Uma cadeira possui os encostos e assentos em cores com textura xadrez formada por muitos pequenos pedaços de couro colorido, enquanto a outra possui uma textura também xadrez mas formada por cores que variam entre o branco, o preto e o cinza.

Se gostou, recomende: