Artesanato e Objetos Decorativos

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Entre os objetos artesanais decorativos que se destacam na feira de Ipanema, alguns estão mostrados abaixo. Para quem se interessar por ver de perto ou comprar, basta visitar a feira e procurar a barraca dos artesãos que fazem estes trabalhos.

Anúncio:

Artesanato com Sisal

Sem dúvida alguma, um dos mais bonitos, interessantes e originais trabalhos expostos e enconcotrados para venda na feira de Ipanema são trabalhos feitos com sisal (ou seja, cordas) pintadas.

Em uma das barracas, o artesão mostra peças decorativas de parede, de mesa, ou para dependurar, que são uma espécide de escultura.

Entre os temas escolhidos para estas peças decorativas, estão aves como papagaios e araras e também animais.

As aves representadas em esculturas são belíssimas, mas destaca-se especialmente uma peça representando a face de um leão como sua juga.

Realmente o artista está de parabens por estes belos trabalhos.

Abaixo foto de duas peças decorativas de artesanato com sisal representando aves coloridas em tamanho natural. Do lado direito uma grande peça, representando a face de um leão, também feita em sisal, em tamanho quase natural.

Artesanato com sisal | avesPeça de enfeite artesanal feita com sisal

Acima fotos peças decorativas artesanais feitas com sisal ou material utilizado na produção de cordas.

Artesanato em Cobre e Latão

Outro tipo de pequena escultura que chama atenção na feira, são peças feitas em latão, cobre e fios de cobre. Geralmente este tipo de pequena escultura tem como motivos a representação de personagens folclóricos ou literários, como Dom Quixote, Lampião e demais do gênero. Outros motivos escolhidos são esculturas miniaturas de maquinas e equipamentos como locomotivas, fonográfos e até miniatura de bicicletas.

Pequenas esculturas feitas com fios de cobre e latãoArtesanato e esculturas feitas com grãos

Na foto acima, mostrada do lado direito, muitas esculturas em miniatura feitas em latão, cobre e fios de cobre. Do lado direito esculturas e mosaicos feitos com grãos. Ambas as fotos vistas acima foram tiradas na feira de Ipanema.

Artesanato com Grãos

Outro tipo de manifestação artistica artesanal vista na feira de Ipanema e em algumas outras feiras de arte e artesanato são mosaicos feitos com grãos de diversas cores colados sobre pratos, para serem colocado sem dependurados em paredes como se fosse um quadro ou sobre móveis ou estantes.

Alguns são mosaicos abstratos, outros remetem a formas de doces dispostos em pratos, e outros são típicos souvenir, representando formas que lembram ícones da cidade do Rio de Janeiro. Entre os souvenir, destacam-se o que representa o Calçadão de Copacabana e o Pão Açucar, ambos desenhados sobre grãos colocados em pratos. Nas foto mostrada mais acima, do lado direito são vistos diversos exemplos desta forma de arte e artesanato.

Pequenas Esculturas | Bonecos em Madeira, Argila e Durepox

Pequenas esculturas de bonecos fantasiosos e mitológicos, assim como representando personagens da história de forma estilizada também são vistos em algumas barracas da feira. Geralmente estas pequenas esculturas decorativas são feitas em argila, gesso, ou durepox e depois pintadas.

Nas fotos abaixo, são vistas inúmeras pequenas esculturas de bonecos onde do lado direito se vê um típico mago, que bem poderia ser o Merlin ou um personagem do filme Senhor dos Anéis. Ao lado do Merlin, vemos um Dom Quixote, e do Lado do Dom Quixote vemos o que duas pequenas esculturas do Mahatma Gandi. Alguns bonecos com toca Rastafari parecem fazer alusão ao regaee e Bob Marley.

Este tipo de pequenas esculturas, apresentam um certo bom humor, são muito coloridas e fantasiosas, ideias para estantes, mesas de escritório, enfim adornar de modo criativo e alegre qualquer tipo de ambiente.

Bonecos esculpidos em madeira, argila e durepoxPequenas esculturas de personagens

A foto acima do lado esquerdo já foi descrita no texto mais acima. Na foto acima, vista do lado direito, vemos pequenas esculturas semelhantes, também com muitos pequenos bonecos e personagens onde destaca-se um pequeno Saci-Pererê. No canto da foto, no lado direito, vemos também pequenos abajours coloridos e fantasiosos.

Grandes Objetos Artesanais Feitos em Cobre e Latão

Escultura em cobre e latãoNão são apenas pequenas esculturas em latão, cobre e fios de cobre que são encontradas na feira. Alguns objetos de maiores proporções chamam a atenção.

Um enorme violoncelo ou contra-baixo estilizado também chamava atenção na feira de Ipanema em um domingo. Certamente estes talentosos artesãos aceitam encomendas especiais para qualquer tipo de tema, caso alguém assim o queira. Quem sabe algum músico ou maestro não encomendou aquela peça?

Curiosidade Histórica Sobre Arte em Cobre, Bronze e Latão

Para satisfazer a curiosidade, eis aqui do lado a peça que estava em exposição para venda na feira.

Apenas à título de curiosade, realça-se aqui que a produção de arte e utensílios de uso diário, como panelas e tachos de cobre, não é algo novo ou novidade na civilização que remonta a poucos séculos.

O início do uso do cobre na arte e objetos usados no ocidente, remete a mais ou menos 3.000 ou mais anos antes de Cristo. Em Portugal esta arte apareceu e desenvolveu-se entre os anos 3100 A.C. e 2000 A.C.

Entretanto o cobre já era usado desde a pré-história, tendo sido o primeiro metal utilizado pelo homem. Estima-se que o cobre vem sendo utilizado à cerca de 10.000 anos, e já era usado pelas civilizações mais antigas que se tem registro.

Na antiga mesopotamia, local onde hoje é parte do Iraque, foi achado um colar de valor histórico inestimável, fetio em cobre por volta do ano 8700 antes de Cristo.

O principal uso do cobre nos dias de hoje é para produção de fios elétricos, ou seja materiais condutores de eletricidade e também com parte de liga para produção de outras ligas metálicas como bronze e latão, que igualmente são utilizados para esculturas e produção de objetos tanto artesanais como industriais.

Entre os principais objetos produzidos em bronze estão as estátuas, objetos de decoração, medalhas, sinos para Igrejas, ferramentas em geral, armas, etc. O uso do bronze, uma liga que contém mistura de cobre, predominou sobre o uso mais isolado do cobre, pois além de ser mais resistênte, podia ser produzido em diferentes cores e tonalidades.

Se gostou, recomende: