Gávea

Baixo Gávea | Praça Santos Dumont

A Gávea é um bairro bastante valorizado no Rio de Janeiro, situado entre os Morros 2 Irmãos, Lagoa Rodrigo de Freias e o Bairro do Jardim Botânico.

Uma das caracteristicas do bairro são as vistas para as encostas verdes e montanhosas, entre elas a vista privilegiada para a famosa Pedra da Gávea.

Localização

A Gávea tem como limites demarcados os bairros da Lagoa, Jardim Botânico, Alto da Boa Vista, São Conrado, Comunidade da Rocinha, voltada para São Conrado e o Vidigal, depois do Leblon, ou seja, do outro lado do Morro 2 Irmãos.

Descrição geral do bairro da Gávea

A Gávea é considerado um bairro nobre, situado na Zona Sul do Rio de Janeiro, com muitos condomínios de alto poder aquisitivo, geralmente com moradores de classe alta e média alta. O clima do bairro tende a ser clima ameno devido à vasta vegetação das encostas e proximidades com a Lagoa Rodrigo de Freitas.

Principais atrações, pontos de destaque e curiosidades

No bairro esta localizada uma das melhores Universidades do Rio de Janeiro, a PUC ou Pontifícia Universidade Católica, o Hipódromo da Gávea que fica de frente para a Praça Santos Dumont, o Shopping da Gávea e o Planetário da Gávea.

É também na Gávea que situa-se o campo de treino e sede do Clube de Regatas Flamengo, clube mais conhecido por seu time de futebol, nacionalmente e internacionalmente conhecido..

A Gávea é também conhecida por seus bons bares, restaurantes e área boêmia, chamada Baixo Gávea, nas imediações da Praça Santos Dumont e parte baixa da Rua Marques de São Vicente.

Na parte alta da Gávea, situa-se o Parque da Cidade, um imenso parque e reserva florestal integrante do complexo da Floresta da Tijuca. Nesta parte alta do bairro, existiram chacarás com belas casas de titulares do Império (nobres do 2º Reinado), e no século 20 muitos casas tipo chalés e grandes mansões também foram construidas na região, hoje mais dominada por edifícios de apartamentos.

Na Estrada Santa Marinha, em continuação à Rua Marquês de São Vicente, mesmo local onde situa-se o Parque da Cidade, residiu o banqueiro mineiro e ex-ministro fundador do Unibanco, Walter Moreira Sales em uma mansão estilo modernista. A casa abriga hoje o IMS ou Instituto Moreira Sales no Rio de Janeiro, onde são realizados inúmeros eventos sobre cinema e fotografia. O local é aberto à visitação.

Minhocão e Auto-Estrada Lagoa-Barra

No final dos anos de 1970 foi construída a auto-estrada Lagoa-Barra com fins de ligar a Zona Sul do Rio de Janeiro ao bairro de São Conrado de forma rápida e mais eficaz. Para tal foi construído um túnel sob o Morro Dois Irmãos, e isto aumentou consideravelmente o movimento em parte do bairro, tornando-o naquele setor um corredor de passagem.

Entretanto existia e ainda existe no caminho do túnel um enorme condomínio de apartamentos de média e baixa renda que era apelidado de "Minhocão" devido ao seu formato sinuoso e alongado. Se trata de um edifício projetado pelo Arquiteto Afonso Eduardo Reidy, um dos expoentes da arquitetura "Modernista" brasileira no século 20. Este edifício, juntamente com o famoso "Conjunto do Pedregulho" é tido como uma das interessantes experiências modernistas feitas com grandes condomínios.

Para permitir que auto-estrada passasse em baixo do edifício, foi feita uma interferência no projeto original do edifício. À época foi feita uma negociação com os moradores e proprietários das unidades do edifício resultando em acordo para a construção da auto-estrada. O acordo foi feito mediante indenização e promessa de construção de um isolamento acústico feito sobre a entrada do tunel, o que evitaria que o barulho dos automóveis chegasse às unidades residênciais ou pelo menos fosse diminuído. Alguns moradores afirmam, através de entrevistas na mídia que o isolamente não foi suficiente.

Não se pode dizer que ver o "Minhocão", o Túnel Dois Irmãos e auto-estrada Lagoa-Barra seja uma atração turistica ou algo que desperte à atenção pelo bom gosto. O mais correto seria dizer que despentam a atenção pela "bizarrice".

Quanto ao "Minhocão" por sí só, é uma curiosidade e também uma relíquia do auge da "Arquitetura Modernista Brasileira", e pode ser alvo do interesse de quem se interessa por arquitetura e pela obra do A.E.Reidy.

Praça e Jardins do Planetário

O Planetário do Rio é uma das atrações situadas no bairro, e certamente justifica uma visita. Os Jardins do Planetário, tanto interiores como na parte exterior onde existe uma pequena praça por onde corre um pequeno rio também são muito bonitos e dão graça e beleza à parte baixa do bairro naquele local.

Shopping da Gávea e seus Teatros

O Shopping da Gávea é um shopping que possui alguns teatros ao estilo moderno, de tamanho médio, sem os palco enormes dos teatros grandes e clássicos. Entretanto nestes teatros sempre existem bons espetáculos, sendo inclusive muito procurados para peças de atores famosos. Devido à facilidade de estacionamento nos shoppings, os teatros menores e de estrutura mais "enxuta" ou mais econômica se tornaram os mais procurados.

O Shopping da Gávea é também um shopping com comércio mais voltado para pessoas de alto poder aquisitivo. Possui muitas lojas de moda e decoração, sendo um "paraiso" para quem tem dinheiro de sobra para gastar com marcas de Griffe e adora pagar 300 Reais em uma T-shirt ou 600 Reais em um par de botinas estilo caipira, mas que ostentem a marca Prada.

Praça Santos Dumont, Hipódromo da Gávea e Baixo Gávea

A Praça Santos Dumont fica em frente à sede social do Jockey Club do Brasil na Gávea e local de entrada para o Hipódromo da Gávea, onde se realizam corridas de cavalos.

A Praça Santos Dumont é uma bela praça, bastante arborizada, onde aos domingos existem uma feira de antiguidades, sendo também esta praça um endereço onde existem muitos bons bares e restaurantes.

O "Baixo Gávea" é a parte baixa da Gávea, região da Praça do Jockey ou Praça Santos Dumont. Nos anos 80 foi um dos agitados pontos culturais da noite do Rio, com bares muito movimentados e frequentado inclusive por atores de TV, novos intelectuais e pessoal do Teatro. O local continua movimento e possui vários bares e restaurantes, sendo próximo do Shopping da Gávea, onde existe alguns teatros, o que gera também movimento após as apresentações.

A Praça Santos Dumont fica também ao lado do Rua Marquês de São Vicente, que na parte baixa integra a região Baixo Gávea.

Cultura e Lazer na Gávea

A Casa da Gávea é uma entidade cultural, conduzida e administrada pelos atores Paulo Betti, Cristina Pereira, Vera Fajardo e Rafael Ponzi. A casa oferece cursos livres focalizados na interpretação teatral, criação de roteiro para cinema e TV, aulas de expressão corporal, além de outros cursos e atividades diversas.

Casa ou Solar Grandjean de Montigny

Antiga residência do Arquiteto Francês Grandjean de Montigny, que também foi projetada por ele mesmo. Grandjean mudou-se para o Rio de Janeiro em 1816, integrando a chamada "Missão Artistica Francesa" à convite de D.João VI. O local atualmente é um Centro Cultural da PUC - Pontifícia Universidade Católica.

Se gostou, recomende: