Gávea

Baixo Gávea | Praça Santos Dumont

A Gávea é um bairro bastante valorizado no Rio de Janeiro, situado entre os Morros 2 Irmãos, Lagoa Rodrigo de Freias e o Bairro do Jardim Botânico. A caracteristica do bairro são as vistas para as encostas verdes e montanhosas e o nome do bairro se deve à ter uma vista privilegiada para a famosa Pedra da Gávea.

Anúncio:

Localização

Embora a Gávea como limites demarcados os bairros da Lagoa, Jardim Botânico, Alto da Boa Vista, São Conrado, Comunidade da Rocinha, voltada para São Conrado e o Vidigal, depois do Leblon, do outro lado do Morro 2 Irmãos.

Descrição geral do bairro da Gávea

A Gávea é considerado um bairro nobre, situado na Zona Sul do Rio de Janeiro, com muitos condomínios de alto poder aquisitivo, geralmente com moradores de classe alta e média alta. O clima do bairro tende a ser clima ameno devido à vasta vegetação das encostas e proximidades com a Lagoa Rodrigo de Freitas.

Principais Atrações, Pontos de Destaque e Curiosidades

No bairro esta localizada uma das melhores Universidades do Rio de Janeiro, a PUC ou Pontifícia Universidade Católica, o Hipódromo da Gávea que fica de frente para a Praça Santos Dumont, o Shopping da Gávea e o Planetário da Gávea.

É também na Gávea que situa-se o campo de treino e sede do Clube de Regatas Flamengo, clube mais conhecido por seu time de futebol, nacionalmente e internacionalmente conhecido..

A Gávea é também conhecida por seus bons bares, restaurantes e área boêmia, chamada Baixo Gávea, nas imediações da Praça Santos Dumont e parte baixa da Rua Marques de São Vicente.

Minhocão e Auto-Estrada Lagoa-Barra

No final dos anos de 1970 foi construída a auto-estrada Lagoa-Barra com fins de ligar a Zona Sul do Rio de Janeiro ao bairro de São Conrado de Forma rápida e mais eficaz. Para tal foi construído um túnel sob o Morro Dois Irmãos, e isto aumentou consideravelmente o movimento em parte do bairro, tornando-o naquele setor um corredor de passagem.

Entretanto existia e ainda existe no caminho do túnel um enorme condomínio de apartamentos de renda média ou baixa renda que era apelidado de "Minhocão" devido ao seu formato sinuoso e alongado. Se trata de um edifício projetado pelo Arquiteto Afonso Eduardo Reidy, um dos expoentes da arquitetura "Modernista" brasileira no século 20. E o edifício, juntamente com o famoso "Conjunto do Pedregulho" é tido como uma das experiências interessantes feitas com grandes condomínios.

Para permitir que auto-estrada passasse em baixo do edifício, foi feita uma interferência no projeto original do edifício. À época foi feita uma negociação com os moradores e proprietários das unidades do edifício resultando em acordo para a construção da auto-estrada. O acordo foi feito mediante indenização e promessa de construção de um isolamento acústico feito sobre a entrada do tunel, para o barulho dos automóveis não chegasse às unidades residênciais ou pelo menos fosse diminuído. Alguns moradores afirmam, através de entrevistas na mídia que o isolamente não foi suficiente.

Não se pode dizer que ver o "Minhocão", o Túnel Dois Irmãos e auto-estrada Lagoa-Barra seja uma atração turistica ou algo que desperte à atenção pelo bom gosto. O mais correto seria dizer que despentam a atenção pela "bizarrice".

Quanto ao "Minhocão" por sí só, é uma curiosidade e também uma relíquia do auge da "Arquitetura Modernista Brasileira", e pode ser alvo do interesse de quem se interessa por arquitetura e pela obra do A.E.Reidy.

Praça e Jardins do Planetário

O Planetário do Rio é uma das atrações situadas na Gávea, e certamente justifica uma visita. Mas os Jardins do Planetário, tanto interiores como na parte exterior onde existe uma espécie de pequena praça onde corre um pequeno rio também são muito bonitos e dão graça e beleza ao bairro e ao local.

Shopping da Gávea e seus Teatros

O Shopping da Gávea é um shopping que possui alguns teatros ao estilo moderno, de tamanho médio, sem aqueles palco enormes dos teatros grandes e clássicos. Entretanto nestes teatros sempre existem bons espetáculos, inclusive são muito procurados para peças de atores famosos. Devido à facilidade de estacionamento nos shoppings, os teatros menores e de estrutura mais "enxuta" ou mais econômica se tornaram os mais procurados.

O Shopping da Gávea é também um shopping mais voltado em termos de comércio para pessoas de alto poder aquisitivo. Possui muitas lojas de moda e decoração, sendo o paraiso para quem tem dinheiro de sobra para gastar com marcas de Griffe e adora pagar 300 Reais em uma T-shirt ou 600 Reais em um par de botinas estilo caipira, mas que ostentem a marca Prada.

Praça Santos Dumont, Hipódromo da Gávea e Baixo Gávea

A Praça Santos Dumont fica em frente à sede social do Jockey Club do Brasil na Gávea e local de entrada para o Hipódromo da Gávea, onde se realizam corridas de cavalo.

A Praça Santos Dumont é uma bela praça, bastante arborizada, onde aos domingos existem uma feira de antiguidades, sendo também esta praça um endereço onde existem muitos bons bares e restaurantes.

O "Baixo Gávea" é a parte baixa da Gávea, região da Praça do Jockey ou Praça Santos Dumont. Nos anos 80 foi um dos agitados pontos culturais da noite do Rio, com bares muito movimentados e frequentado inclusive por atores de TV, novos intelectuais e pessoal do Teatro. O local continua movimento e possui vários bares e restaurantes, sendo próximo do Shopping da Gávea, onde existe alguns teatros, o que gera também movimento após as apresentações.

A Praça Santos Dumont fica também ao lado do Rua Marquês de São Vicente, que na parte baixa também faz parte do Baixo Gávea.

Cultura e Lazer na Gávea

A Casa da Gávea é uma entidade cultural, conduzida e administrada pelos atores Paulo Betti, Cristina Pereira, Vera Fajardo e Rafael Ponzi. A casa oferece cursos livres focalizados na interpretação teatral, criação de roteiro para cinema e TV, autlas de expressão corporal, além de outros cursos e outras atividades.

Casa ou Solar Grandjean de Montigny

Antiga residência do Arquiteto Francês Grandjean de Montigny, que também foi projetada por ele. Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1816, integrando a chamada "Missão Artistica Francesa" à convite de D.João VI.

O local atualmente é um Centro Cultural da PUC - Pontifícia Universidade Católica

Se gostou, recomende: