Rio de Janeiro AquiRio de Janeiro Aqui

Forró no Rio de Janeiro

Pensando em se divertir, dançar e ouvir forró, ou ver e shows de música? Se pensou em forró, pode pensar também na Feira São Cristovão, no Rio de Janeiro, ponto de atração de visitantes e frequentadores, sendo o principal local para os nordestinos e apreciadores da cultura do nordeste se reunirem.

Locais de Dança e Música

Principalmente nos fins de semana a feira ferve, é muito movimentada, tanto durante o dia como madrugada adentro.

O forró é uma das atrações. Na feira existe inúmeros espaços e bares com pista de dança para forró, onde ao som de vários rítimos como baião, quadrilha, xaxado, xote e música popular as pessoas se soltam e se descontraem.

Embora existam exímios casais de dançarinos, o ambiente é descontraído e informal, e ninguém precisa ser um expert ou especialista em dançar forró, para se sentir à vontade. 

O forró é também chamado de fobó, forrobodó, arrasta-pé, bate-chinela. E se voce não souber dançar muito bem, ninguém vai ligar, o importante é se divertir. 

Veja como chegar na feira de São Cristóvão clicando aqui.

Dança e a Música Forró por todos lados

O forró se faz presente em muitos locais e muitos ambientes, sendo que muitos bares e restaurantes tem espaço de dança. Mas ao andar pela feira, também existem pequenos palcos, onde artistas popoluares não tão famosos se apresentam tocando música, ou fazendo números de comédia, geralmente com alto teor de malícia nas brincadeiras.

Shows de Artistas FamososAlegoria de chapeu de couro sobre o palco da feira nordestinaDurante fins de semana, à noite geralmente são organizados shows de música, onde se apresentam artistas muito conhecidos ou famosos da música popular brasileira ou nordestina.

Palco Chapeu de Couro

A feira possui alguns pequenos palcos para show ao longo de toda a sua extensão. Mas chama a atenção um palco bem maior, cuja cobertura é ornada com lonas no formato de um chapéu de couro, criando uma alegoria interessante.

É neste palco que artistas e cantores populares famosos se apresentam, quando contratados para shows geralmente nos fins de semana, à noite. Neste mesmo palco, grupos de forró e de música popular se alternam em apresentações durante o dia, principalmente nos fins de semana.

Ao lado a cobertura do palco com alegoria de chapeu de couro. Neste palco, em fins de semana se apresentam artistas conhecidos. Mas durante o dia, também nos fins de semana, existem algumas apresentações de artistas populares e amadores. Clique sobre esta foto e outras para ampliar.

Palco de show da feira de são cristovãoPalco para show de forró e música popular

(1) Acima, um grupo de forró se apresenta no palco com instrumentos típicos, como sanfona, bumbo, tambor e outros instrumentos. Em primeiro plano na foto, na parte de baixo muitas pessoas assistem ao show. Este palco é o que foi mostrado nas fotos mais acima. Esta foto foi tirada num domingo á tarde.

(2) Acima, do lado direito uma foto do palco da feira de tradições nordestinas. Observe que aparece a cobertura, juntamente com a mesma parte da lona que faz uma alegoria do chapeu de couro. Esta foto foi tirada num domingo movimentado, com muitas pessoas circulando por todos os lados.

Quadrilha Junina

Na foto ao lado, uma apresentação de quadrilha junina, evento típico da época de meio de ano, relativos às festas de São João.

Estas apresentaçõe geralmente são feitas de frente ao palco de onde vem a música. As apresentações são feitas por vários grupos que ensaiam previamente, podendo existir um concurso para escolher o melhor grupo de dança de quadrilha junina.

Os grupos se apresentam com roupas confeccionadas para o evento, alguns membros de destaque do grupo de quadrilha usam roupas bem fantasiosas, mas a maioria usam trajes típicos, geralmente com muitos babados, rendas e roupas de seda colorida.

Dança de quadrilha junina na feira de São CristóvãoDurante a apresentação alguns se destacam por dançarem muito animadamente atraindo a atenção para sí. Alguns grupos de quadrilha usam inclusive alguns efeitos especiais, como fogos de artifício, que produzem queimas tipo "chuvas de prata" e enfumaçam o ambiente de forma artística, dando um brilho a mais ao espetáculo.

Enquanto os dançarinos empolgados se movimentam, sendo o merecido centro do espetáculo, uma multidão ao redor acompanha atentamente a tudo e aplandem. Muitos usam suas cameras e celulares para tirar fotos e registrar o espetáculo, já que muitos parentes também se fazem presentes para assistir à participação de filhos e irmãos.

Acima, a foto de uma quadrilha junina se apresentando ao estilo nordestino, ao som de frevo. O homem de vermelho, é um lider ou coordenador do grupo. A quadrilha se apresenta em frente a um dos palcos principais, e ao redor a multidão assiste atentamente ao belo espetáculo de manifestação da cultura popular.

Referencias e Fontes:

  • Relato de visitas do autor desta página ao local juntamente com fotos tiradas pelo próprio autor desta página.