Rio de Janeiro AquiRio de Janeiro Aqui

Casa de Arte e Cultura Julieta de Serpa

Na praia do Flamengo, uma casa construída em 1920 destaca-se elegantemente. Se trata de uma reminescência do Rio de Janeiro com inspiração Europeia, de uma época quando a paisagem da cidade era dominada por residências individuais e sobrados.

Construída com esmero e requinte típicos da aristocracia e elegância da época, pertênceu à um próspero casal. Tombada pelo patrimônio histórico, hoje é uma requintada casa de cultura.

Sobre a Casa | Relíquia Arquitetônica de Uma Época

Se trata de um Palacete construído em 1920 por Demócrito Lartigau Seabra para sua esposa Maria José, com intuito de ser uma das mais belas casas do Rio de Janeiro.

Para tal, o proprietário e rico comerciante contratou um um arquiteto francês para projetá-la, e também encomendou da Europa as peças de acabamento como os parquetes, vitrôs, portais, assim como peças de decoração como tapetes, quadros e pratarias.

A casa pertenceu à um descendente da família até o ano 2000

No final dos anos 1990 a casa foi tombada e incorporada ao patrimônio cultural da cidade, evitando que a mesma fosse demolida para outros empreendimentos imobiliários.

A Casa em Evidência em Diferentes Tempos

Ao lado imagens animadas da casa onde se vê uma foto antiga em preto e branco ao tempo em que pertência á familia que a construiu. Uma outra imagem da casa é mostrada com iluminação noturna nos tempos atuais. A terceira imagem mostra a casa com iluminação e decoração especial para época de natal também nos tempos atuais.Fachada do palacete neoclássico com efeitos de iluminação

A Casa de Arte e Cultura

Em 2002, o renomado educador e antiquário Carlos Alberto Serpa de Oliveira comprou o palacete com fins de instalar uma casa de cultura, e deu à esta casa o nome de sua mãe, Julieta de Serpa.

Para quem prestou vestibular no Rio de Janeiro nos últimos 30 anos, certamente já ouviu falar no educador, professor e presidente da Fundação Cesgranrio que de longa data organiza vestibulares unificados e concursos. Serpa é também presidente da Academia Brasileira de Educação e Academia Internacional de Educação.

Restaurante de Culinária Francesa, Bistrô, Piano Bar e Salão

A casa possui um restaurante fino de sofisticada culinária francesa, um bistrô para refeições leves e degustação de vinhos, queijos e petiscos. Possui também um piano bar e um salão de chão.

Arquitetura da Casa e Elementos de Época

Abaixo fotos do interior e exterior do casrão com comentários sobre elementos construtivos e estilos de época.

Hall e escadaria e salão de entrada do casarão de arquitetura em estilo eclético construído em 1920Balcões tipo pequenas varandas e espaço lateral do casarão em estilo eclético

(1) Hall de entrada do casarão de arquitetura em estilo eclético construído em 1920. O Hall de entrada é em estilo Luiz XVI, estilo neoclássico vigente na França na segunda métade do século 18. Vitrais coloridos, tanto na parede da escada, como em uma claraboia sobre o teto do Hall decoram e permitem iluminação natural do ambiente.

(2) Balcões como pequenas varandas e espaço lateral do casarão. A decoração atual da Casa de Arte e Cultura primou por manter uma sobriedade clássica e refinada, acompanhando e respeitando de certo modo o bom gosto de uma epóca que passou.

Vão central da mansão em estilo neoclássico e eclético iluminado por claraboia com belos vitraisFachada e jardins do palecete neoclássico com influência típica do ecletismo do início do século 20.

(1) Vão central da mansão eclética com predominância do estilo neoclássico francês. Sobre este vão central existe uma claraboia que proporciona iluminação zenital, ou seja, permite a entrada de luz natual vinda de uma claraboia com belos vitrais. Os vitrais estão mostrados mais abaixo.

(2) Acima parte da fachada e jardins do palecete ao estilo neoclássico francês, com predominância do estilo Luiz XVI da segunda metade do século 18. O palacete é também considerado uma obra típica do ecletismo do início do século 20, devído às suas influências, possuindo peças decorativas no estilo Império, hall e salão em estilo Luiz XVI, uma sala em estilo Adam (neoclássico inglês, período George III), outro salão em estilo 1° Império, um Jardim de Inverno decorado ecleticamente com o romantismo presente e predominando em vários elementos e também alguma alusão classista aos jardins do Parque de Versailles. 

A casa está bem preservada tanto internamente como externamente. Os jardins são cuidados com esmero, e dignificam a bela arquitetura que marca um pérido da vida e da arquitetura do Rio de Janeiro. Um poste em ferro fundido com inúmeros desenhos e adornos sustenta luminárias no jardim. Alguns tipos de postes de ferro fundido com luminárias eram muito usuais no início do século 20, entretanto este parece ser uma peça original pertencente à casa.

Vitrais coloridos das escadarias do casarão em estilo eclético e neoclássicoVitrais coloridos da claraboia que fica sobre o vão central e escadarias

Os vitrais coloridos são obras primorosas que adornam e fazem parte da arquitetura da casa. Estes tipos de vitrais eram uma caracteristica presente em muitas construções neoclássicas e ecléticas do início do século 20. Estes vitrais foram importados de Paris, entretanto existia uma loja que representava o fabricante no Brasil, no Rio de Janeiro.

Do lado direito o vitral que fica em frente à escadaria e do lado esquerdo o vital da claraboia que fica sobre as escadarias e vão frente. 

O uso de vidro e ferro foi uma novidade tecnológica que apareceu no século 19, tendo sido uma moda e tendência característica nas construções ao estilo art-noveau e ecléticas.

Escada em madeira que liga o ultimo pavimento ou dependências no sótãoVista do madeiramento da escadaria que liga o último andar

Escada em madeira que liga o ultimo pavimento ou dependências no sótão. Na foto da direnta ou vista do madeiramento da escada.

Esta escada tem um estilo bastante simples e funcional, deixando a madeira quase que em estado puro, com linhas retas enceradas, praticamente sem adorno. Com relação às formas das astes abaixo do corrimão, lembra um pouco um estilo propagado por Charles MacIntosh e a escola de Glasgow, no final do século 19 e início do século 20 . A escada está em uma parte menos visível socialmente, por isto de acabamento praticamente purista, destoando do rebuscamento eclético do restante da casa.

Esta escada é interessante pois sua construção é dissociada da alvenaria da casa, sendo uma obra de marcenaria, certamente montada no local. Durante anos, durante o século 20, às escadas de casas e edifícios, com o advento do concreto armado passaram a ser uma parte moldada e indissociável do corpo da casa. O método construtivo desta escada portanto é mais voltado para as antigas construções pré-século 19.

Entretanto, no final do século 20 e início do século 20 surgiu novamente a tendência de usar escadas de vigas e chapas de aço, fixadas em seus devidos locais nas construções de concreto armado e alvenaria.

Mimetismo Neoclássico e Método Construtivo

A casa na verdade é um "mimetismo" ou imitação do neoclássico francês, ou seja, apresenta uma arquitetura estéticamente voltada para o neoclássico francês, mas obviamente os métodos construtivos não são iguais ao dá época em que o estilo floresceu e predominou. 

Em termos construtivos foram utilizadas técnicas avançadas para a época, tendo sido utilizado na construção das lajes o concreto armado e vigas de aço.

Como chegar lá ou visitar a Casa de Cultura

A Casa de Arte e Cultura Julieta de Serpa fica na Praia do Flamengo n° 340, Bairro do Flamengo, Rio de Janeiro. 

É um local que possui ambientes refinados que nem sempre estão totalmente abertos à visitação. É bom inteirar-se antes das exposições ou eventos em andamento.

O endereço do website da casa é  www. casajulietadeserpa. com. br

Referencias e Fontes:

  • Relato de visita a ao sobrado onde se encontra instalada a Casa de Cultura Julieta de Serpa.
  • Diversos livros sobre a história e iconografia da Cidade do Rio de Janeiro para dar suporte à criação desta página.