Rio de Janeiro AquiRio de Janeiro Aqui

Construção do Cristo Redentor | Fatos e Curiosidades

Cristo Redentor | Face e corpo visto de baixo

Como toda grande obra que marca e caracteriza uma cidade,o Cristo Redentor, erguido no cume do Corcovado, também possui inúmeros fatos interessantes e curiosos acerca de sua construção e do seu significado.

Dificuldades e sucesso na execução do projeto

Para a execução da obra, existiram muitas dificuldades técnicas, sendo a maior delas quanto à execução dos braços pois não havia solo muito firme para apoiar os andaimes.

Para agravar a dificuldade, existia o fato de a base do pico do Corcovado ser pequena, contando com cerca de apenas 15 metros.

Máxima perícia e cuidado na construção e montagem era necessário, pois o menor descuido poderia gerar um acidente grave e fatal.

A obra foi feita, como não poderia deixar de ser, a mais de 700 metros de altura, o que proporcionava extemas e difíceis condições de trabalho, onde os trabalhadores operários ficavam expostos a fortes ventos, mudanças de temperaturas que variavam do frio ao calor intensos, para não dizer dos temporais e raios.

Mas ao final, a obra foi um sucesso, e felizmente durante as obras não foram registrados acidentes. A inauguração do monumento se deu em 12 de outubro de 1931.

Cristo Redentor | Rosto visto de perto

A foto acima, tirada com tele-zoom mostra a face ou rosto do Cristo visto como se de perto, permitindo assim uma boa compreensão das feições do monumento artisticamente planejado.

Curiosidades sobre a construção e significado do monumento

1 - Com fins de obter mais doações destinadas à construção do monumento, o Cardeal Dom Sebastião Leme, instituiu no ano de 1923 a "Semana do Monumento", que aconteceu entre 2 e 9 de Setembro. A idéia foi bem acolhida pela população, e o resultado dos recolhimentos foi muito aquém das expectativas.

2 - A estátua do Cristo Redentor é revestida de ínumeros pequenos mosaicos formados de pedra-sabão. Para a confecção destes mosaicos, que eram colados sobre folhas de papel, existiu o trabalho voluntário de inúmeras senhoras da sociedade que se reuniam na Paróquia Nossa da Glória. Uma vez confeccionados os mosaicos, estes eram enviadas ao topo do Corcovado para que os operários aplicassem no momunento.

3 - Com o intuito de valorizar os detalhes do olhos e dedos, foram utilizados pedaços de pedras-sabão mais finas que nas demais partes.

4 - Algumas partes da estátua tiveram um tratamento especial. O coração do Cristo Redentor é a única parte parte interna da estátua revestida de pedra-sabão. O coração, que é visto externamente, também se projeta em direção ao interior da estátua.

5 - A técnica e metódo construtivo utilizado para a construção de toda a estátua, foi a de construção em concreto armado. A título de curiosidade, pode-se dizer que, apenas a cabeça pesa 30 toneladas. A cabeça do monumento foi projetada de modos que o Cristo Redentor estivesse olhando para baixo, reverenciando e abençoando a Cidade do Rio de Janeiro.

6- O Monumento do Cristo Redentor é a maior escultura em estilo Art-Deco do mundo.

7 - Segundo um Jornal da Arquidiocese do Rio de Janeiro, edição da semana de 9 a 15 de Outubro de 2011, o Engenheiro Heitor da Silva Costa intencionou representar de forma material os gestos e atriutos da redenção. O projeto da estátua de Cristo, leva também o formato de cruz, estando de pé, com tronco ereto e braços estendidos horizontalmente.

8 - O amor infinito de Cristo é representado pelo Sagrado Coração. As chagas nas mão de Cristo, representadas na imagem, representa a prova de seu sofrimento e posterior ressureição.

Fotos da Estátua

Cristo Redentor envolto em anadaimes durante a construçãoMonumento do Cristo Redentor no topo do CorcovadoMão da estátua do Cristo Redentor na época da construção

A foto do lado esquerdo, mostrada acima é da época da construção do monumento, quando então ainda estava cercado de andaimes. A foto do centro é de 2010. A foto da direita, mostra a mão da estátua do Cristo Redentor na época da construção.

A foto antiga, certamente foi tirada da parte baixa e frontal do mirante, olhando para cima, por isto não aparece o patamar de apoio da estátua. Sob o patamar da estátua fica a capela do Corcovado.

A foto da direita foi tirada na parte de cima, de perto do alto da escadaria que aparece na foto antiga. Muitas pessoas estavam visitando o Corcovado naquele dia, e pode-se ter uma noção da grande proporção do monumento ao comparar o tamanho das pessoas com o tamanho da estátua.

Corcovado em 1841 - Vídeo

Veja como era a vista e mirante Corcovado em 1841

Referências

  • Pesquisas realizadas pelo autor do site em livros e revistas sobre o Rio de Janeiro para dar suporte aos artigos desta página.

Ligações ou Links Externos Relacionados