Rio de Janeiro AquiRio de Janeiro Aqui

Construção do Palacete da Ilha Fiscal

O palacete da Ilha Fiscal, construído no século 19, é uma construção em estilo neogótico com muitos elementos em cantaria ou pedra talhada.

Sua construção e seus detalhes merecem uma análise acerca das técnicas e métodos construtivos, que interessa à engenheiros, arquitetos e curiosos sobre antigas técnicas utilizadas nas contruções do século 19.

Cantaria | Construção com Pedra Talhada

Algo que por demais chama a atenção no palacete é o trabalho em cantaria, ou trabalho em pedra talhada, que é notavel por ter peças inteiras esculpidas como as varandas mostradas abaixo, e o brasão da monarquia também abaixo à direita.

As pedras vieram do Morro do Pasmado em Botafogo, e o trabalho geral de cantaria é creditado à Antônio Teixeira Rodrigues, Conde de Santa Marinha, proprietário da pedreira Saudade da Urca.

Na verdade, todo o trabalho foi feito por escravos artesãos. Escadas helicoidais foram integralmente talhadas em pedras e montadas com a colocação de um degrau sobre outro, encaixando-se perfeitamente. Destaca-se como trabalho excepcional o brasão da monarquia, visto na foto abaixo, ao centro, trabalho este feito por um velho auxiliar do Conde de Santa Marinha, um preto velho que era um verdadeiro artista, que posteriormente ficou cego e desamparado, mas contava com a admiração do Engenheiro Del Vechio.

Devido à esta admiração, o Engenheiro lutou pela preservação do brasão por motivos meramente artísticos e também para fazer juz ao trabalho do artísta que o fez com tanto afinco, trabalho este que esteve ameaçado de ser destruído após a Proclamação da República.

Brasão da monarquia talhado em pedra | Ilha FiscalEsquadrias e balcão talhado em pedra | Palacete da Ilha FiscalBalcão talhado em pedra | Palacete da Ilha Fiscal

Descrição das imagens acima da esquerda para a direita (clique sobre as mesmas para ampliar):

(1) Acima do lado esquerdo o Brasão da Monarquia que fica sobre a janela em ogiva, janela está que ilumina o gabinete que era destinado ao chefe da aduana.

(2) Ao cento, as peças em pedra que guarnecem o vão da esquadria de porta que dá para um balcão do pavimento térreo, e em primeiro plano o balcão todo em pedra talhada. Nesta foto aparecem em detalhes também as ogivas e rosáceas góticas e de demais peças construtivas e também ornamentais.

(3) Detalhe do balcão em pedra talhada. No centro da peça, uma forma esculpida em pedra, que a deixa vazada.

Acima a parte central do palacete da Ilha Fiscal em estilo neogótico, considerado uma obra prima de cantaria ou trabalho em pedra talhada. No segundo andar da torre fica o gabinete que era ocupado pelo chefe da alfândega. O interior do gabinete também é primorosamente trabalhado, destacando-se as nervuras das abóbodas em pedras, os vitrais coloridos e um piso ricamente trabalhado com vários tipos de madeiras brasileiras.

Veja também sobre a O ultimo baile do Império