Rio de Janeiro AquiRio de Janeiro Aqui

Cidade do Samba

A cidade do Samba é um polo cultural e parque temático sobre o Carnaval e o Samba, com áreas ao ar livre e edificações cobertas, localizada em uma área da Gamboa que em dias passados fazia parte do porto do Rio de Janeiro. No local podem serem vistas exposições sobre carnaval, fantasias, carros alegóricos e shows de escolas de samba. Foi inaugurada em 2005 e em 2024 estará completando quase 20 anos.

A Cidade do Samba se inclui no projeto de revitalização da antiga área portuária do Rio de Janeiro

Em todo o mundo, existe a tendência de se revitalizar as antigas áreas portuárias que ao longo dos anos e das mudanças econômicas e transformações urbanas se esvaziaram.

Como existia a necessidade de escolha de um local para construir tal complexo carvalesco, a área caiu como uma luva. Mas não somente por este fato. O local onde está instalada é no bairro da Gamboa, área de antiga ocupação, e também local fortemente vinculado ao nascimento do samba.

Parque Temático e Polo de Produção Cultural

A Cidade do Samba é atração turistica recente do Rio de Janeiro. Se trata de uma cidade temática, construida no distrito portuário pela Prefeitura, ocupando uma área de 114.000 metros quadrados na Rua Rivadáva Corrêa 60, bairro da Gamboa.

O objetivo da Cidade Temática é transformar as atividades das Escolas de Samba numa prática permanente. Não se trata somente de uma atração turistica, mas também de criar um local para constante produção de arte.

Cidade do Samba e suas intalações

Acima várias fotos da Cidade do Samba e suas intalações em uma mesma imagem. Podemos ver que o complexo é amplo, formado por inúmeros galpões dispostos em torno de uma área descoberta, onde existem também atrações sob tendas e barracas. As áreas cobertas são amplas, onde se desenvolvem inúmeras atividades, shows e eventos.

O projeto da Cidade consiste de formas geométricas com as oficinas circundando uma praça principal.

As Oficinas do Samba

Portões gigantes de 10 metros de largura por 7,5 metros de altura permitem a passagem de carros alegorícos totalmente montados.

No piso mais alto com 2.700m², fica as salas de estilos, ateliers de costura, salas de criação de ornamentos, local para palestras e aula prática (workshop) de modelagem em poliestireno e fibra de vidro.

Um elevador de carga serve todos os andares.

Teto com 12 metros de vão permitem que os carros alegorícos sem montados em tamanho real.

Os visitantes podem caminhar e ver as fábricas/oficinas através de um caminho apropriado e ver "in loco" a produção carnavalesca, através de um balcão à 8 metros de altura.

Vistação, Shows e Produção Cultural o Ano Todo

Durante o ano todo, é possivel ter aulas de samba (dança) e assistir a shows e espetáculos de carnaval e bateria, e dependendo da programação com passistas e porta bandeiras. Shows com dança e coreografia podem ser organizados dando uma amostra da grande festa, composta de cores vivas e fantasias exóticas e deslumbrantes.

Local também para Eventos

Interessante que, a cidade do samba foi pensada e planejada também como local com infra-estrutura para sediar eventos, feiras, exposições e seminários para empresas. A organização da cidade do samba inclusive oferece como opção aos organizadores de eventos incluir um dos show oferecidos regularmente aos visitantes convencionais para culminar ou ser o "grande finale" de eventos e seminários. Certamente é uma ideia genuína e interessante, que fecha com chave de ouro e originalidade um congresso, evento ou seminário.

Como chegar ou ir na Cidade do Samba

A Cidade do Samba se localiza na Rua Rivadáva Corrêa n. 60, bairro da Gamboa, Zona Portuária do Rio de Janeiro, em frente ao Cemitério dos Ingleses.

O local possui estacionamento, e a entrada se dá pela Av. Rodrigues Alvez, que fica bem em frente ao Armazem 11 do Cais do Porto. Existe visitação diária e alguns shows que podem ser vistos mediante agendamento ou reservas.

Para mais informações

Visite o site da cidade do samba em http://cidadedosambarj.globo.com/ que contém informações sobre o local, shows, etc.